Siga seguro:
Clique agui para dicas de segurança em casa, na rua e no trânsito

 

  Palavra do Presidente

03/06/2004 - Boas Vindas ao Site do Consepro Canoas

Àqueles que visitam nossa página, mais que boas vindas, quero levar a mensagem do que é e para que serve o CONSEPRO-CANOAS.
Costumo dizer que só não apoia os CONSEPROS quem não os conhece, visto que entre outras qualidades trata-se de um autêntico movimento comunitário iniciado na década de 60 buscando a melhoria da SEGURANÇA PÚBLICA, necessidade comum a toda comunidade.
Inicialmente cabe ressaltar os objetivos de nossos Consepros (Conselhos Comunitários pró Segurança Pública), os quais, ao contrário do que muitos pensam, não servem “para ajudar as polícias...”. Os órgãos e instituições públicas já trabalham demasiadamente com um fim em si mesmos. O nosso objetivo não é reforçar este “egocentrismo” e, portanto temos que deixar claro que nosso cliente é a comunidade. Os Consepros devem ser organizações da comunidade para comunidade. Devem funcionar sem ingerência para os órgãos públicos ou dos órgãos públicos, em especial aqueles a quem ajudam (BM, PC,...), cujos titulares não raramente confundem os Consepros como um administrador de uma ágil “conta corrente”. Cabe ressaltar que o apoio com recursos financeiros, por parte dos Consepros, é um paliativo e mal necessário que tenta minimizar os efeitos da histórica incapacidade do estado em cumprir suas obrigações, decorrente de diversos fatores existentes em todos os níveis em maior ou menor grau e onde se destacam a incompetência, má administração, falta de planejamento, burocracia, morosidade, omissão, interesses obscuros, falta de investimento, falta de capacitação técnica, corporativismo, descontinuidade de projetos, falta de profissionalismo, falta de formação para as funções exercidas, ingerência política e tantos outros problemas cujo resultado nesta área é bastante simples de ser resumido: FALTA DE SEGURANÇA!
O cidadão nesta história, fiel pagador de uma avassaladora carga de impostos, acaba em segundo plano, tendo que participar em movimentos como o nosso para tentar evitar que sistema sucumba de vez. É a única porta de acesso que acaba tendo para uma das funções dos Consepros: Cobrar e fiscalizar o serviço público na área de segurança.
Neste sentido, nossa atividade vai muito além do conhecido apoio financeiro, o que seguidamente incomoda aos fracos ou mal intencionados, mas é muito bem vindo por aqueles que tem competência inclusive para reconhecer e saber como interagir com a comunidade através dos Consepros.
Alguns gestores da segurança preferem criar um vínculo direto com pessoas ou empresas para serem cobrados no futuro e vice-versa, onde não há controle ou questionamentos... Aí entram os consepros, os quais defendemos que sejam as únicas porta de acesso para doações ou cedências por parte da iniciativa privada para os órgãos da segurança pública, impessoalizando, centralizando e controlando a aplicação destes recursos.
Para aqueles que iniciaram a leitura deste texto achando que leriam alguma desculpa ou texto conivente com a situação da Segurança Pública, sinto em ter frustrado suas expectativas, mas quero ressaltar que o trabalho gratuito que realizamos é também motivado por um contingente de servidores públicos de primeira linha que, apesar de estarem cumprindo com os deveres de sua profissão, seguidamente chegam às raias da abnegação na tentativa de cumprir com suas obrigações, trabalhando em condições indescritivelmente precárias onde a falta de recursos humanos e materiais é uma constante. Estes sim merecem nosso apoio, nossa consideração e nosso agradecimento, ficando claro aqui que seremos sempre parceiros nesta luta incansável pela busca de SEGURANÇA. Queremos tranqüilidade para o cidadão honesto e intranqüilidade para o bandido, ao contrário do que temos vivido nas últimas décadas, e para isso precisamos da ajuda de todos.
Muito obrigado pela visita e pela atenção, o que, por si só, já é um apoio.
 

 

  Textos anteriores
 28/12/2016 - CICLOS SE FECHAM E NOVOS CICLOS INICIAM
 22/09/2016 - 31 ANOS DE CONSEPRO-CANOAS (18/09/2016)
 18/09/2015 - 30 Anos do Consepro
 28/11/2014 - NOVOS VELHOS TEMPOS
 20/01/2011 - Buscamos mais segurança para a população
 13/04/2009 - A hora é agora
 26/12/2006 - O bom relacionamento entre as entidades é o elo fundamental para termos uma Canoas mais segura
 08/03/2005 - Maior e Melhor Segurança Pública para Comunidade
 03/06/2004 - Boas Vindas ao Site do Consepro Canoas