Siga seguro:
Clique agui para dicas de segurança em casa, na rua e no trânsito

 

Benefícios

Benefícios para sua Comunidade e os Órgãos de Segurança
Os benefícios trazidos para as comunidades que apoiam e colaboram com a criação dos Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública, são concretos.

Uma vez que o bem ou material requisitado pelos órgãos de segurança são repassados pelos Consepros, eles permanecem definitivamente para uso da segurança daquele munícipio . Assim, caso o Estado tome alguma medida de transferência, mudança ou até mesma extinção de algum órgão, os bens pertencentes ao Consepro permanecem em seu município sede. Aqueles pertencentes ao Estado, vão embora.

Outro benefício importante é a agilização dos trabalhos e liberação de recursos para reparos. Veja um exemplo: uma viatura de determinada delegacia, está danificada e sem condições de trafegar por falta de uma peça. O processo para solicitar um reparo destes (peça + serviços) ao Estado, levaria no mínimo 30 dias. Através do trabalho realizado pelo Consepro é possível pôr esta viatura a rodar em dois dias ou menos.

Quando os Consepros contribuem mais ativamente e rapidamente, geram uma consequente melhoria dos serviços prestados pelos órgãos de segurança pois estes têm os recursos necessários para desempenhar o seu papel além de se sentirem mais compromissados com estas comunidades. Isto também proporciona ao Consepro, transformar-se no canal de comunicação entre a comunidade servida e os órgãos de segurança, no sentido de adotar medidas que proporcionem a melhoria da segurança.

Temos exemplos em nosso Estado, de Consepros que construíram prédios para acomodação dos policiais que são transferidos, adquiriram viaturas para melhorar o patrulhamento, informatizam e equipam suas delegacias. Isto é o resultado do trabalho dos Conselhos e a colaboração da sociedade que contribuiu, mas deseja melhores resultados. Assim, bons profissionais são atraídos para estas localidades, e levam a uma consequente melhora na segurança local. As condições propiciadas aos funcionários, geram naturalmente um compromisso recíproco com a comunidade que apoia , colabora e principalmente valoriza o servidor da segurança.